Centro Cultural 25 de Julho

Coro Masculino 25 de Julho
de Porto Alegre

Origem

Foto do coro que deu origem ao Coro MasculinoO Coro Masculino 25 de Julho de Porto Alegre tem suas origens ligadas ao Coro Masculino da Sociedade de Canto Eintracht de Porto Alegre, criado em 26 de janeiro de 1881. Naquela época, Porto Alegre vivia sob a influência musical da Europa impregnada pela euforia das óperas de Verdi, Wagner e outros autores de espetáculos grandiosos. O Theatro São Pedro havia sido inaugurado 23 anos antes e estava se consolidando à medida que eram fundadas várias instituições de ensino e a formação de grupos musicais, intérpretes e compositores.

Em 1922, a Sociedade Eintracht apresentou na Turner Bund (Sogipa) a primeira opereta em Porto Alegre, Gute Nacht Herr Fischer, e em 1924, no Festival Estadual de Coros em homenagem ao Centenário da Imigração  Alemã no RS, realizado em Porto Alegre, obteve o 1º lugar, conquistando o Escudo, a Medalha de Ouro e a Taça Comemorativa.

A Sociedade Eintracht participou de dois eventos beneficientes em prol da construção do Hospital Moinhos de Vento. O primeiro, em 1924, com o grande Wagner-Konzert. O segundo, em 1928, com a segunda apresentação de opereta, a Casta Suzanna - Die keusche Susanna - no Theatro São Pedro, sob a regência do maestro convidado Milton de Calasans.

A Sociedade Eintracht encerrou suas atividades durante a II Guerra Mundial, em virtude das perseguições que eram realizadas aos cidadãos de origem alemã naquele período. 

No início da década de 50, descendentes e imigrantes de origem germânica se uniram em uma intensa campanha humanitária que se desenvolveu no Estado para tentar minimizar a fome e a miséria que grassou na Europa no pós-guerra. Esta campanha, chamada de Socorro à Europa Faminta - SEF - reuniu inúmeros cantores de corais de origem alemã, inclusive o antigo coro da Sociedade Eintracht. Dispostos a manter o espírito de união gerado pela campanha, os cantores fundaram, em 14 de maio de 1950, um novo coro masculino. Quinze meses após, o Coro, até então sem nome, incorporou-se ao Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, fundado em 1951, quando então passou a se chamar Coro Masculino do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre.

O Coro Masculino recebeu a adesão de muitos cantores de diversas sociedades de canto, principalmente da Sociedade de Canto Sängerbund Eintracht, da qual herdou toda sua valiosa história, sua bandeira, medalhões, taças, troféus e seu imenso repertório musical.

Em 1954 o Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre recebeu uma carta do primeiro presidente alemão da então República Federal da Alemanha, Theodor Heuss, expressando o seu agradecimento e de todo o povo alemão pela ajuda prestada através da SEF, incluindo-se o Coro Masculino. Acompanharam a carta dois candelabros elaborados por artistas alemães com os dizeres: Dankspende des Deutschen Volkes - 1951.

Foto mais antiga do Coro Masculino

A foto acima é o registro fotográfico mais antigo do Coro Masculino.

Nas seis décadas de sua existência, o Coro Masculino realizou concertos por todo o Brasil e em países da América Latina e Europa, tornando-se conhecido e reconhecido nacional e internacionalmente, sendo considerado hoje um dos coros masculinos teuto-brasileiros de maior expressão do país. Para saber mais sobre as realizações do Coro Masculino, clique aqui.

O Nome

A data de 25 de julho marca a chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil. Em 1824 estes imigrantes aportaram às margens do Rio dos Sinos e instalaram-se na Feitoria do Linho Cânhamo, cerca de trinta quilômetros de Porto Alegre, onde atualmente é a cidade de São Leopoldo. A data representa para o Estado do Rio Grande do Sul o dia de homenagem aos imigrantes alemães.

O Centro Cultural

Em 1951, quando surgiu o Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, o Coro Masculino incorporou-se a esta entidade, tendo seus cantores participado como membros fundadores. Para saber mais, acesse o o site oficial do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre.

 
   
Copyright 2010 Coro Masculino 25 de Julho de Porto Alegre - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Agilize