Oficinas de Arte 25 de Julho

Projeto artístico pedagógico em atividades de teatro para crianças e adolescentes!

 

A atividade lúdica é inerente ao ser humano, faz parte do processo de construção da personalidade e contribui para a socialização saudável e organizada. Para desenvolver uma personalidade sólida, segura e íntegra, crianças e jovens necessitam também de atividades de cunho criativo que, no âmbito do faz-de-conta, fazem com que exercitem situações de alegria, medo, desafio, respeito, solidariedade, resolução de problemas em equipe. Pessoas criativas são mais confiantes, demonstram mais preparo para lidar com a vida.

Confira abaixo as Oficinas:

 

Oficina de teatro “Liberdade de Criação”

 Essa oficina tem como ponto de partida o uso de técnicas de improvisação, brincadeiras e jogos teatrais, atividades essas que fazem revelar na criança e no jovem a autoexpressão, estimulam sua imaginação, espontaneidade, percepção e capacidade de observação. 

Num clima de amizade, a oficina “Liberdade de Criação” agrega o que cada um tem para oferecer dentro do processo criativo culminando numa criação coletiva de cenas teatrais, sempre levando em consideração o respeito à opinião do colega, em correspondência aos princípios do bom senso, coleguismo e solidariedade.

Grupo de 9 a 12 anos

Terças-feiras das 9h30min às 11h30min

Grupo de 13 a 15anos

Terças-feiras das 14h30min às 16h30min

 


 

Oficina de contação cênica com formas animadas

Contar histórias é algo que está presente na vida humana desde os primórdios de sua existência.  A oralidade por si só é um poderoso instrumento realizador dos anseios humanos. Mas poucas serão as conquistas e infértil será a expressão criadora se a capacidade de linguagem não for alimentada e desenvolvida. 

Essa oficina consiste em exercitar a contação de histórias a partir de técnicas de teatro e jogos improvisacionais, possibilitando ao contador transmitir a história por meio de bonecos confeccionados com material reciclável. Os participantes serão levados a ver no lixo limpo a possibilidade de reutilizá-lo e animá-lo, transformando-o em personagens. A criação desses elementos de cena advirá das improvisações feitas anteriormente com histórias escolhidas e/ou por eles inventadas.

O trabalho de criação com sucata, além de deixar o planeta mais limpo, estimula a interrelação entre a coordenação mental e motora, desenvolve a criatividade e a sensibilidade sensorial, auxilia na manutenção da motricidade fina, fortalece os laços do trabalho em grupo e estimula o compartilhamento de saberes.

O Teatro de Bonecos é, acima de tudo, uma mágica aventura no universo das artes, da expressão. Com ele, todos os povos se entendem, costumes e crenças se espalham e se fundem.

Grupo de 9 a 12 anos

Quartas-feiras das 9h30min às 11h30min

Grupo de 13 a 15anos

Quartas-feiras das 14h30min às 16h30min