Quem Somos

Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre

25 de Julho de 1824 – data oficial de início a imigração alemã no Brasil

Logo após o término da Segunda Guerra foi organizada em Porto Alegre uma ação de ajuda humanitária denominada “Socorro à Europa Faminta – SEF”, através da qual muitas contribuições de alimentos e roupas foram enviadas para a Alemanha. Em 1954 o Centro Cultural 25 de julho de Porto Alegre recebeu uma carta do 1º. presidente alemão da então República Federal da Alemanha, Theodor Heuss expressando o seu agradecimento e de todo o povo alemão pela ajuda prestada através da SEF. Acompanharam a carta dois candelabros elaborados por artistas alemães com os dizeres:  Dankspende des Deutschen Volkes – 1951 (agradecimento do Povo Alemão – 1951).

Participaram dessa ação humanitária integrantes de diversos grupos corais. Entre eles estava o antigo “Coro Masculino da Sociedade de Canto Eintracht de Porto Alegre”, fundado em 1881, que encerrou suas atividades em 1940 com o início da guerra. Em 1950 os coralistas formaram um novo coral, o Coro Masculino 25 de Julho.  Esse novo coral deu a partida para a fundação do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, que ocorreu em 1951. Inicialmente alojado nos fundos de um prédio na Av. Cristóvão Colombo, em 1961 inaugurou sua atual sede própria.

Contando com o Coro Masculino, um grupo de teatro em alemão, uma ativa biblioteca e um jardim de infância entre várias outras atividades, aos poucos outros grupos culturais se integraram ao Centro Cultural 25 de Julho. Grupo de gaitas, orquestra, grupo de danças gaúchas, bolão, coro e grupo de danças infantil e juvenil também fizeram sucesso. Permanecem em plena atividade até hoje o Coro Masculino, o Coro Misto, atualmente denominado Expresso 25, e o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Tanz mit Uns. Somaram-se a estes o Coro Feminino Femina Vox 25, o Grupo de Culinária Max und Moritz e o Grupo de Amizade Flamboyant.

Além desses grupos culturais, atualmente o Centro Cultural 25 de Julho abriga em sua sede o grupo cultural Schlaraffia, uma Escola de Danças de Salão, um Centro de Línguas e um aconchegante restaurante, o 25 Bistrô Café. Os salões são locados para a realização de cursos, palestras e comemorações diversas, trazendo ao Centro Cultural 25 de Julho público cada vez mais diversificado. As constantes melhorias em todos os espaços da sede objetivam acolher cada vez melhor todos os frequentadores do nosso “25”.

Presidente: Verônica Sônia Kühle

Contatos:

administrativo@25brasil.com.br

secretaria@25brasil.com.br