
O Laboratório de Percussão Corporal para Canto Coral surge com o propósito de trabalhar entendimento rítmico, percepção e consciência corporal e coordenação motora, a fim de possibilitar o desenvolvimento de ferramentas percussivas dentro do ambiente dos coros, principalmente a percussão corporal.
As aulas serão conduzidas por Federico Trindade, especialmente quanto à percussão e percussão corporal, bem como por Juliana Figueiredo e Rafaela Caporale, no que se refere à expressão e consciência corporal e ao entendimento do corpo em relação a cada ritmo apresentado.
A proposta é o aprendizado de diferentes ritmos, principalmente latino-americanos, suas claves e algumas células, além do trabalho, a partir desse entendimento, da fusão do corpo e da voz, com repertório, melodias ou ostinatos desenvolvidos para essa composição da voz cantada e da percussão corporal.
As aulas são voltadas para coralistas ou pessoas com experiência prévia em canto em grupo, uma vez que a proposta é aprofundar uma temática importante para o bom desempenho do/a coralista.
Sábados, das 15h às 16h30
Mensalidade: R$ 150,00
Para coralistas ou pessoas com experiência prévia em canto em grupo, a partir dos 15 anos
Contato: 51 992018621 (Juliana)


Federico Trindade
Graduado pela UFRGS em Regência Coral e mestre em “Music, Music Education, Rhythmic Vocal Leadership” pela Royal Academy of Music of Denmark (RAMA). É atualmente o único representante da RAMA na América Latina.
Atua, há 18 anos, como regente, professor, percussionista, cantor, compositor e arranjador. Ministra oficinas de música coral e de percussão corporal, cursos de improviso em grupo e de desenvolvimento de liderança musical, tendo sido convidado para realizá-las em diferentes cidades do Brasil, Uruguai, México, Alemanha, Espanha, Dinamarca e Inglaterra. Ministrou cursos de extensão em lideranças musicais alternativas na Universidade de Caxias do Sul (UCS/Caxias do Sul, RS).
Regente-fundador do Grupo UPA! (POA, RS), regente do Coral Juvenil do Colégio Teutônia (Teutônia, RS), regente do Movimento Coral e Instrumental Feevale (Universidade Feevale/Novo Hamburgo, RS), o Federico é o diretor artístico do ProjUpa! e trabalha, com a Juliana Figueiredo, no Upa! Jovem e no Upa!Lab e, com a Juliana e com a Rafaela Caporale, no Laboratório de Percussão Corporal para Canto Coral.

Juliana Figueiredo
Produtora cultural, advogada e estudante de Psicologia. Participou de grupos instrumentais, de teatro e de dança. Integrou o grupo Expresso 25 de 2015 a 2018. Estudou piano, bateria, ballet, dança contemporânea e técnica vocal. Produz o projeto cultural voltado para escolas vizinhas do Centro Cultural 25 de Julho, Gira-Arte. Integrante e coordenadora do Grupo UPA! desde 2016.
Coordenadora do ProjUpa!, a Juliana trabalha, junto com o Federico, nas aulas do Upa! Jovem e do Upa!Lab e, junto com ele e com a Rafaela Caporale, nas aulas do Laboratório de Percussão Corporal para Canto Coral.

Rafaela Caporale
Graduada no curso de Tecnologia em Dança pela Universidade de Caxias do Sul/RS e atualmente é graduanda do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha como professora de dança nos espaços artísticos de Caxias do Sul e região, atuando principalmente com as linguagens de danças urbanas, jazz e ballet desde 2014. Em 2018 foi contemplada com a bolsa de estudos para o projeto Work in Progress: Montagem de Musical no Festival de Dança de Joinville/SC, sob direção de Allan Rezende (RJ). Produziu o espetáculo “Peter Pan” inteiramente autoral em 2019, ao lado de Adiana Weber e do Clube Cruzeiro em São Gotardo-RS, assinando a direção artística geral.
Desde 2010 participa do movimento coral, tendo integrado o grupo Cant’Arte de Caxias do Sul regido pela Anita Campagnolo até 2015 e atualmente sendo integrante do Grupo UPA! de Porto Alegre regido por Federico Trindade.
Aqui no ProjUpa! a Rafaela, junto com o Federico Trindade e a Juliana Figueiredo, trabalha no Laboratório de Percussão Corporal para Canto Coral.