top of page

Semana da Língua Alemã

De 12/06 a 20/06

Confira a programação


Por meio das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, vem sendo realizada, a cada ano, a Semana da Língua Alemã, que neste 2021 contará com eventos virtuais, por conta da pandemia do corona vírus, entre os dias 12 e 20 de junho. O evento tem a cooperação dos consulados e parceiros culturais no Brasil, e surge com a ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países.

O Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre se integra às programações da Semana da Língua Alemã e oferece ao público os seguintes eventos:


13 jun – domingo – 18h

SPHAERA MUNDI ORQUESTRA

Direção de Emmanuele Baldini.

Concerto nº11 “Serioso”, op.95, de Ludwig van Beethoven, ampliado para orquestra de cordas.

Apresentação do concerto gravado em dezembro de 2020, no Centro Cultural 25 de Julho POA, dentro do “Festival Beethoven”, realizado pela orquestra, em comemoração aos 250 anos do compositor.

A exibição, nesta oportunidade, comemora os 70 Anos do Centro Cultural e a Semana da Língua Alemã.


14 jun – 2ª feira - 10h30

A LÍNGUA ALEMÃ NA IMIGRAÇÃO

Palestra do Prof. Cléo Altenhofen, em alemão e português, sobre a diversidade da língua alemã no Brasil, sua variação, uso e migração desde o séc. XIX. A seguir, debate dos integrantes do Projeto ALMA-H/UFRGS, Faculdade de Letras, sobre as diferentes variedades do alemão (especialmente Hunsrückisch, westfaliano e pomerano), com amostra concreta das diferenças dialetais existentes.




16 jun – 4ª feira – 20h

LIEDER – duas canções de Schubert

Ângela Diel, mezzo-soprano, com acompanhamento ao piano de Fernando Rauber.

Diálogo inicial com Susana Fröhlich, Presidente do Centro Cultural 25 de Julho e Herta Ebert, Tradutora juramentada do idioma alemão.



17 jun – 5ª feira -19h

VIVER NO BRASIL FALANDO HUNSRÜCKISCH: a vivência da língua documentada

Documentário de Gabriel Schmitt e Ana Carolina Winckelmann. O documentário foi desenvolvido no âmbito do projeto "Inventário do Hunsrückisch como língua brasileira de imigração", coordenado pelo Prof. Cléo Altenhofen(proj.ALMA-H/UFRGS)


bottom of page