01 - Abertura

Bem-vind@ você que está adentrando no Túnel do Tempo do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre.

construção da sede própria 1958
25 de Julho na década de 1980


O 25 de Julho na década de 1990
Vista da sede na década de 1980
O 25 aos 50 anos (2001)

Esta exposição histórica comemorativa tem o objetivo de resgatar algumas facetas de vivências ricas e intensas que aconteceram nesta instituição ao longo de sete décadas! Por ela passaram várias gerações, algumas continuando diretamente de mãe e pai para filhos, netos e até bisnetos. Outras por gerações da cidade de Porto Alegre.



Entretanto, este trabalho é um início histórico, uma pequena amostra. Para podermos sentir bem de pertinho como todas essas vivências são reais, você vai reconhecer na exposição alguns personagens. Apenas alguns. Eles não são os únicos importantes. Nem de longe! Por que este seria um trabalho hercúleo, quase sem limites.


Por outro lado, você também vai perceber que há espaço nesta expo, no final de cada parte, para deixar seus comentários. E sabe como? Com a sua história. Aquela que AINDA não foi contada, que está esperando pela sua voz e pelo seu relato. Preencher o espaço desta exposição interativa é de extrema importância, pois assim você trará sua contribuição para todos. Aquilo que você for escrever nos comentários ficará registrado na documentação histórica do Centro Cultural 25 de Julho. Um dia, alguém mais poderá conhecer a sua história.


📖


Para finalizar, é importante frisar que: não se trata de competição de egos e desfile de vaidades. Nosso grande objetivo aqui é lembrar que o que somos e vivemos hoje tem origem no ontem. Que de alguma forma, “todos somos um”. Que a contribuição de cada pessoa é única e insubstituível, e nossa consciência maior, unida, traz impressa na história a marca de cada um de nós.


Considerando tudo isso, aproveite e curta esta exposição, acrescentando ao longo dela, as suas histórias e seus sentimentos.