A Schlaraffia foi fundada em 1859, em Praga (República Tcheca), por pessoas ligadas às artes cênicas daquela capital. Divertiam-se ridicularizando e satirizando a nobreza e o funcionalismo que se digladiavam na disputa de títulos e comendas. Elas faziam estas sátiras em debates, récitas e cantos.
.
Hoje, a Schlaraffia é uma organização mundial com cerca de 12 mil homens autodenominados de "Schlaraffos" (Schlaraffen), que se dedicam aos assuntos da arte, da amizade e do humor, excluindo-se porém qualquer abordagem de política, negócios e religião. Não é uma sociedade secreta: está aberta a qualquer cidadão que possa se comunicar em alemão, a língua de origem dos Schlaraffos.
Quem ingressa nesse jogo cheio de fantasia, sátira e caricatura passa por um período de iniciação no qual recebe a denominação de Peregrino (Pilger). Se continuar, torna-se Aprendiz (Prüfling) e, depois, sucessivamente, Escudeiro (Knappe) e Morgado (Junker), para finalmente ser elevado à categoria de Cavaleiro (Ritter), caso vença uma prova muito severa.
No Brasil, existem "reinos" (Reiche) da Schlaraffia no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. As reuniões ocorrem nos respectivos "castelos" (Burgen) onde os schlaraffos protagonizam e vivenciam seu jogo muito variado. As apresentações são divertidas, sérias e também meditativas. Schlaraffos são gozadores, “brigões” e piadistas, e as palavras fluem velozmente de um lado a outro.
O jogo da Schlaraffia segue regras consolidadas. Armaduras coloridas, com elmo de pano e espada de madeira, lembram os cavaleiros da Idade Média. Com seus nomes de fantasia, títulos, comendas e também um linguajar permeado de expressões próprias, os atuais Cavaleiros fazem o participante esquecer o dia a dia durante o jogo.
.
A Schlaraffia de Porto Alegre é denominada “Schlaraffia Porta Alegrensis - 340. Foi fundada em 17.05.1958 e funcionou originalmente nos porões do antigo prédio da Sociedade Germânia, na Av. Independência. Em 2002 passou a funcionar no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e hoje conta com 27 membros ativos.
A Schlaraffia em nível internacional é administrada por um comitê gestor formado por representantes das cinco federações (Alemanha, Áustria, Suíça, América do Norte e América do Sul). Jorge Lauck é o presidente da Federação das Schlaraffias da América Latina (Buenos Aires, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Quito-Equador, Caracas-Venezuela). Este comitê se reúne presencialmente duas vezes ao ano e virtualmente sempre que necessário.
.
Fazem encontros quinzenais, procedendo a um cerimonial praticado na Schlaraffia de todo o mundo há 162 anos. Cada reunião acontece em torno de um tema, estabelecido em calendário anual, desenvolvido na forma de música, canto, poesia ou texto livre.
OBS.: Este texto é adaptado do texto de Jorge Lauck
Olá! Meu nome é Márcia. Recebi alguns itens que eram de um tio meu que frequentava esse grupo, creio que na década de 1980. Acredito que o que possuo são placas de boas vindas de diversas Schlaraffias existentes pelo mundo.
Se houver interesse de vocês em conhecerem esse meu acervo, contatar pelo e-mail marciastolfi@hotmail.com