16 - Coral Femina Vox

O Coral Femina Vox 25 iniciou suas atividades em 08 de maio de 2008. Da união de dez mulheres oriundas de grupos vocais diversos surgiu um novo coral, cujo interesse era fazer do canto uma forma de expressão livre, ativa e prazerosa de viver. Após alguns encontros no “25”, foi convidado o Maestro Luciano Lunkes para se engajar na proposta de formar um coral feminino, com um máximo de 20 componentes e com ênfase na Música Popular Brasileira.


II Encontro de Corais do Conservatório de Música da UFPEL - out 2018 Pelotas

Sua primeira apresentação foi em 31 de outubro de 2008 no Sarau do Clube de Mães do Bairro Assunção em Porto Alegre. Após a estreia seguiram-se diversas apresentações individuais: “Brechós Musicais I e II”, Encontros e Festivais Nacionais e Internacionais de Corais, viajaram para Foz do Iguaçú/PR, Criciúma/ SC (Festival Internacional de Coros), Treze Tílias/SC (onde foram premiadas com o Troféu Galo do Tirol por dois anos seguidos), além das apresentações no Centro Cultural 25 de Porto Alegre.



Março 2015

Festa de Natal de 2017 no Centro Cultural 25 de Julho

1o Brechó, julho de 2009

2o Brechó Musical, julho de 2012

Incursões ao interior do Estado são feitas anualmente, levando suas vozes a diversos Festivais de Música.



5o Festival Nacional de Corais - Prêmio Galo do Tirol - Treze Tílias, SC abr de 2014

Festival Internacional Criciúma, novembro de 2015

Outra atividade que podemos considerar de grande importância realizada pelo Femina Vox são suas apresentações beneficentes em Hospitais e Casas Geriátricas de Porto Alegre. Segundo sua diretora Ana Ledur: “... através da música levamos momentos de alegria e descontração ao próximo com essas apresentações”.


Cantata na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, 2018

Na Geriatria Morada do Cristal, Ago e Dez de 2019

A partir de março de 2014, aperfeiçoando seu trabalho artístico, o grupo passou a contar com o trabalho da preparadora vocal Regina Schaumlöffel que, além de ser responsável pelo vocalize do coral, integra o grupo das sopranos e, em algumas ocasiões, tem sido regente substituta.


Treze Tilhas, SC em 2015

Com a finalidade de auxiliar nas despesas do Femina Vox 25, suas integrantes promoveram vários eventos gastronômicos e “brechós”, em que são comercializados peças de vestuário, objetos variados de bazar, livros, utensílios domésticos, CDs, material totalmente doado pelas próprias coralistas ou amigos associados do “25”.



O Brechó em julho de 2017

Visando a integração com outros corais femininos, já foram organizados dois “Cafés Cantantes” em domingos pela manhã, com apresentações e, finalizando, um delicioso café preparado pelas integrantes do Femina.



I Café Cantante em 2018, no Centro Cultural 25 de Julho
I Café Cantante, 2018
II Café Cantante, em 2019
II Café Cantante, em 2019

Sobre os últimos tempos.... Ana Ledur comenta:


“Para 2020 havíamos programado trabalhar com músicas da “Jovem Guarda” no tema “Jovens Tardes de Domingo”. A partir de março, cancelados os encontros presenciais em função da pandemia do Corona Vírus, passamos a ter nossos ensaios semanais de forma virtual. Até a presente data produzimos quatro vídeos na forma de mosaico e estamos finalizando o quinto, dando andamento à proposta de cantar músicas cujo tema reporta à “Jovem Guarda”.



Árvore Cantante no Natal Luz de Gramado, em 2018
Concerto de 10 anos da Orquestra Jovem do RS, setembro de 2019
Concerto de 10 anos da Orquestra Jovem do RS, setembro de 2019

OBS.: Esse texto foi escrito com a colaboração de Ana Ledur.