O Coral Femina Vox 25 iniciou suas atividades em 08 de maio de 2008. Da união de dez mulheres oriundas de grupos vocais diversos surgiu um novo coral, cujo interesse era fazer do canto uma forma de expressão livre, ativa e prazerosa de viver. Após alguns encontros no “25”, foi convidado o Maestro Luciano Lunkes para se engajar na proposta de formar um coral feminino, com um máximo de 20 componentes e com ênfase na Música Popular Brasileira.
Sua primeira apresentação foi em 31 de outubro de 2008 no Sarau do Clube de Mães do Bairro Assunção em Porto Alegre. Após a estreia seguiram-se diversas apresentações individuais: “Brechós Musicais I e II”, Encontros e Festivais Nacionais e Internacionais de Corais, viajaram para Foz do Iguaçú/PR, Criciúma/ SC (Festival Internacional de Coros), Treze Tílias/SC (onde foram premiadas com o Troféu Galo do Tirol por dois anos seguidos), além das apresentações no Centro Cultural 25 de Porto Alegre.
Incursões ao interior do Estado são feitas anualmente, levando suas vozes a diversos Festivais de Música.
Outra atividade que podemos considerar de grande importância realizada pelo Femina Vox são suas apresentações beneficentes em Hospitais e Casas Geriátricas de Porto Alegre. Segundo sua diretora Ana Ledur: “... através da música levamos momentos de alegria e descontração ao próximo com essas apresentações”.
A partir de março de 2014, aperfeiçoando seu trabalho artístico, o grupo passou a contar com o trabalho da preparadora vocal Regina Schaumlöffel que, além de ser responsável pelo vocalize do coral, integra o grupo das sopranos e, em algumas ocasiões, tem sido regente substituta.
Com a finalidade de auxiliar nas despesas do Femina Vox 25, suas integrantes promoveram vários eventos gastronômicos e “brechós”, em que são comercializados peças de vestuário, objetos variados de bazar, livros, utensílios domésticos, CDs, material totalmente doado pelas próprias coralistas ou amigos associados do “25”.
Visando a integração com outros corais femininos, já foram organizados dois “Cafés Cantantes” em domingos pela manhã, com apresentações e, finalizando, um delicioso café preparado pelas integrantes do Femina.
Sobre os últimos tempos.... Ana Ledur comenta:
“Para 2020 havíamos programado trabalhar com músicas da “Jovem Guarda” no tema “Jovens Tardes de Domingo”. A partir de março, cancelados os encontros presenciais em função da pandemia do Corona Vírus, passamos a ter nossos ensaios semanais de forma virtual. Até a presente data produzimos quatro vídeos na forma de mosaico e estamos finalizando o quinto, dando andamento à proposta de cantar músicas cujo tema reporta à “Jovem Guarda”.
OBS.: Esse texto foi escrito com a colaboração de Ana Ledur.