top of page

Coro Masculino 25 de Julho

Coro Masculino


O Coro Masculino 25 de Julho foi fundado em 14 de maio de 1950, sendo herdeiro do coro "Sängerbund Eintracht 1881" e reunindo em sua fundação inúmeros cantores advindos de outros coros masculinos de origem germânica que antes, juntamente com amigos e parentes do RS, haviam participado do “SOCORRO À EUROPA FAMINTA” para ajudar o continente no período do pós-guerra. O Coro, ao longo dos anos, tornou-se conhecido e reconhecido nacional e internacionalmente, com turnês e participações em festivais por todo o Brasil, pela América Latina, por Alemanha, França e Luxemburgo, acumulando troféus, medalhas, honrarias e sucesso entre público e crítica. Apresentou-se em 3 das mais famosas Catedrais da Europa (“Notre-Dame”, em Paris e Luxemburgo, e Kölner Dom, em Colônia). Cantando em pelo menos 6 idiomas - português, alemão, espanhol, italiano, inglês e latim -, possui gravados 2 LPs, 3 fitas K7 e 4 CDs, e tem um acervo de quase 100 músicas de todos os gêneros e estilos musicais. Assim, busca unir sua riquíssima tradição a novos repertórios que valorizem sua formação especial e única, além de manter o laço fraterno entre os coristas, chamados de “irmãos cantores”, continuando sua história regional, estadual, nacional e internacional de mais de 73 anos.



Igor Daniel Ruschel é bacharel em Música pela UFRGS, ênfase em Regência, diplomado com Láurea Acadêmica. Foi regente preparador de coros de óperas em projetos do Instituto de Artes da UFRGS, e participou de vários cursos, seminários e festivais de música, nacionais e internacionais, sendo aluno de regência orquestral de maestros como Zvonimir Hačko (EUA), Jorge Lhez (ARG), Roberto Tubaro (ARG/ESP), Sílvio Viegas (BR), Cinthia Alireti (BR), Marcos Arakaki (BR), Linus Lerner (BR), dentre outros. Nos últimos anos, tem se dedicado ao estudo de canto, destacando-se como barítono. Desde dezembro de 2020, é músico contratado na agora Basílica Nossa Senhora das Dores, em Porto Alegre (BR), especializando-se em canto gregoriano; em 2022, foi semifinalista do prestigiado Concurso de Canto Maria Callas, com cantores de toda a América Latina. Desde 2017, rege o Coro Masculino 25 de Julho de Porto Alegre e, desde 2023, é Kapellmeister (Mestre de Capela) da já citada Basílica Nossa Senhora das Dores, onde também fundou e rege o Schola Gregoriana, coro misto dedicado ao repertório sacro, especialmente o canto gregoriano.





Posts recentes

Ver tudo

Schlaraffia Porta Alegrensis

Descreve-se Schlaraffia como uma associação de homens que se dedicam aos assuntos da Arte, da Amizade e do Humor, excluindo-se qualquer abordagem de política, negócios e religião. A Schlaraffia foi f

bottom of page