Coro Masculino 25 de Julho

Coro Masculino


O Coro Masculino 25 de Julho, com 71 anos ininterruptos de história, é o grupo mais longevo do Centro Cultural 25 de Julho, sua sede - com 1 ano a menos-, tendo integrantes do próprio Coro entre seus fundad eores. O Coro Masculino é herdeiro do "Sängerbund Eintracht", de 1881, tornou-se reconhecido nacional e internacionalmente, com turnês e participações em festivais por todo o Brasil, pela América Latina, por Alemanha, França, Áustria e Luxemburgo, acumulando troféus, medalhas, honrarias e sucesso entre público e crítica. Apresentou-se em 3 das mais famosas Catedrais da Europa: Notre-Dame de Paris e de Luxemburgo, e Kölner Dom, em Colônia. Cantando em, pelo menos, seis idiomas - português, alemão, espanhol, italiano, inglês e latim, possui gravados, ao longo de sua história, 2 LPs, 3 fitas K7 e 4 CDs, e conta com um acervo de quase 100 músicas que abrange praticamente todos os gêneros e estilos musicais: canções alemãs, brasileiras, gaúchas, hispano-americanas, folclóricas, religiosas, sacras e populares nacionais e internacionais. Atualmente, com média de 30 cantores e sob a regência de Igor Daniel Ruschel, o Coro Masculino busca unir sua riquíssima tradição a novos repertórios que valorizem sua configuração, com quatro naipes de vozes masculinas, e que atendam a todos os públicos e gostos, além de manter o típico laço fraterno entre todos os participantes, chamados de “irmãos-cantores”. Os ensaios são às terças-feiras, às 19h30min e estão sendo realizados virtualmente. Assim que possível, retornarão os encontros presenciais. Encontre mais informações nas nossas páginas do Facebook e do Youtube:


Coro Masculino 25 de Julho de Porto Alegre | Facebook

Coro Masculino 25 de Julho de Porto Alegre - YouTube



Igor Daniel Ruschel é bacharel em Música pela UFRGS, ênfase em Regência, diplomado com Láurea Acadêmica, aluno dos professores Vilson Gavaldão de Oliveira e Jocelei Bohrer. Participou de 3 Seminários Internacionais de Regência ocorridos no Instituto de Artes da UFRGS com Hans-Peter Schurz (ALE), Néstor Zádoff (ARG) e María Guinand (VEN). Foi regente assistente da disciplina de Prática de Orquestra ministrada pelo maestro Jocelei Bohrer. Foi regente preparador do coro das óperas L’Orfeo (de Claudio Monteverdi) e Dido & Aeneas (de Henry Purcell) em projetos do Instituto de Artes/UFRGS.

Assistiu à Masterclass do maestro Sir Simon Rattle com a Orquestra da Hochschule für Musik Karlsruhe (ALE), bem como participou de aulas com o professor de Regência Orquestral dessa mesma faculdade, Andreas Weiss. Foi aluno ativo da Masterclass com Zvonimir Hačko, titular da Sinfônica Austríaca, realizado pelo Instituto de Cultura da PUCRS; participou também do Festival Internacional de Inverno de Vale Vêneto (UFSM) nas edições de 2016 com o maestro Jorge Lhez (ARG) e de 2017 com o maestro Roberto Tubaro (ARG/ESP).

De 16 a 24 de fevereiro de 2018, participou do IV Gramado in Concert como aluno de regência de Linus Lerner, conduzindo uma das orquestras do Festival na ária para soprano e orquestra “Vorrei spiegarvi, oh Dio!”, de W. A. Mozart, tendo ao seu lado, como solista, Carla Maffioletti. De 27 de outubro a 1º de novembro de 2019, foi aluno ativo da 1ª Academia de Regência da UFMG, em Belo Horizonte, tendo como professores a maestrina Cinthia Alireti e os maestros Sílvio Viegas e Marcos Arakaki.

Desde abril de 2017, assumiu a regência do Coro Masculino 25 de Julho de Porto Alegre, conduzindo-o, em outubro daquele ano, durante o 3º Festival Internacional de Coros de Solingen, na Alemanha, no qual obtiveram grande sucesso.

Posts recentes

Ver tudo

Schlaraffia Porta Alegrensis

Descreve-se Schlaraffia como uma associação de homens que se dedicam aos assuntos da Arte, da Amizade e do Humor, excluindo-se qualquer abordagem de política, negócios e religião. A Schlaraffia foi f