top of page

*Desenho, Pintura e Poesia

com Anelore Schumann | dos 6 aos 12 anos




Oficinas semanais para crianças e adolescentes a partir de seis anos.

No Ateliê dos Arteiros os alunos desenvolvem habilidades de expressão artística no desenho, pintura e escrita criativa em diversos estilos. Vivenciam o fazer artístico em pequenos grupos desenhando personagens, mundos reais e imaginários, pintando paisagens, retratos, lugares inventados, criando títulos poéticos, escrevendo pequenas histórias e tiras em quadrinhos, ilustrando poemas, brincando com charadas, etc...


Em cada oficina os alunos realizam exercícios de experimentação e expressão artística usando materiais diversos como grafite, lápis de cor, giz pastel, nanquim, tinta guache ou aquarela. As crianças utilizam técnicas variadas, criam novas cores com misturas, fazem texturas e pinturas com efeitos inesperados.


Aprendem teorias das cores, composição, estilos artísticos modernos e contemporâneos e como trabalhar num ateliê: usar, conservar e organizar os materiais.


Fazem leituras de imagens de obras de arte, escutam contos e pequenos textos literários, vivenciam poesias e canções populares. Os livros estão sempre circulando no ateliê!

Os grupos são pequenos para favorecer a integração, comunicação, relatos de experiências, a socialização e a valorização das culturas de todos os povos. Crianças surdas também são bem-vindas!

Coordenadora: Anelore Schumann


Horários:

segunda-feira | das 10h às 11h30

segunda-feira | 14h às 15h30

sábado | das 10h às 11h30





Oficinas presenciais e com opção online em horário a combinar

Faixa etária: dos 6 aos 12 anos

Mensalidade: R$ 320,00, com material incluído

Contato:

Telefone/WhatsApp: (51) 98175-8225

E-mail: arteirospoa@gmail.com

Instagram: @ateliedosarteiros

Facebook: @ateliedosarteirospoa



Anelore Schumann

Artista visual, poeta e psicanalista idealizadora e coordenadora do Ateliê dos Arteiros desde 2010 e do projeto “Arte e Leitura para crianças: A História Sem Fim” baseado no livro do mesmo nome do escritor alemão Michael Ende.

Coordena o Ateliê dos Arteiros do 25 desde 2020. Realizou mais de 20 exposições de desenhos, pinturas e colagens dos integrantes das oficinas de artes para crianças e adolescentes do Ateliê dos Arteiros, entre as quais: Arte Postal (2011), várias “Mostras de pinturas e desenhos das Oficinas de Arte do Ateliê dos Arteiros” (2011/2018), “Mario Quintana 110 anos” (2016), “Mostra de Pinturas do Ateliê dos Arteiros – Gatos e Paisagens” no Centro Cultural 25 de Julho (2019), “Exposição Virtual Ateliê dos Arteiros”(2020) e fez a curadoria da exposição “Vilarejo”(2023) no Centro Cultural 25 de julho de Porto Alegre.

Fez cursos de artes visuais no Ateliê Livre Xico Stockinger e oficinas de pintura no Grupo Cero. Participou de exposições com pinturas em tela no Ateliê Livre, Grupo Cero e mostra online “Pintura na Praça” e fez a curadoria das exposições “Os tempos da Metáfora” na Escola de Poesia, “E o que será do amor?” no Clube de Cultura.

Coordenou oficinas de artes visuais no Ponto de Cultura UNIVENS, na Koralle, na Fundação CEEE, no Ateliê Oca e na Sociedade de Surdos do RS em 2011. Coordenou rodas de poesia em diversos centros culturais:  Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, Sapato Florido da Casa de Cultura Mário Quintana, Biblioteca do Instituto Goethe, Memorial da Justiça do Trabalho, Clube de Cultura, Ateliê Oca, Escola de Poesia Amefricana, etc.

Publicou o livro de poesia “Vestígios de Kairós” e poemas nas revistas “Ovo da Ema” ambos pela editora Escola de Poesia, apresentou poesia em exposição de artes na Galeria Duque, publicou poemas nas Antologias da Casa do Poeta Rio Grandense, no catálogo “AEDO – Arte e expressão da Oralidade”, Blog versob, etc...

Escreveu artigos sobre psicanálise e artes no “Jornal de Artes”, na Zero Hora e na “Revista de Psicanálise e Cultura - Anna O” da Après Coup Sociedade Psicanalítica. Realizou diversas palestras sobre saúde psíquica e criação artística, psicanálise, artes e criatividade voltada para o público infanto-juvenil, terceira idade e pessoas surdas.

 

 

 

 

face: ateliedosarteirospoa

insta: @ateliedosarteiros









bottom of page