top of page

Expresso 25

Grupo Musical

O Expresso 25 é um dos mais longevos grupos do Centro Cultural 25 de Julho. Nasceu em 1964 e, a partir daí, por 39 anos, foi conhecido como Coral 25 de Julho de Porto Alegre, tempo em que se destacou nos Festivais de Coros de Porto Alegre. Em 2003 tornou-se Expresso 25, sob a batuta e arranjos do maestro Pablo Trindade, que o aproximou, através do repertório da MPB, a ícones como Hermeto Pascoal, Guinga, Celso Viáfora e Ivan Lins, com quem realizou espetáculos conjuntos. São nove turnês artísticas pela Europa e mais tantas pela América Latina e Brasil, além de extensa discografia, que fazem parte dessa trajetória. Quer saber, ver e ouvir mais sobre o Expresso 25? Visite-nos no Facebook, no Instagram, no YouTube, no nosso site e conheça parte do repertório gravado pelo grupo nas plataformas de música. No SoundCloud tem muito material, também!



Aliás, temos produtos à venda: Nosso livro dos 50 anos: “Expresso 25 - Uma história do canto coral no Brasil” (da historiadora Angélica Boff), o documentário “Expresso 25 - Uma viagem de 50 anos” (do Coletivo Catarse de Comunicação), o CD “Cantando em Bando”, em conjunto com Celso Víáfora, entre outros.


O atual espetáculo, Suite para Tom Jobim, após estrear no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, seguirá para cidades do interior do estado e SC.



Os ensaios são às quartas-feiras, a partir das 20h30. Visite-nos!


Pablo Trindade Roballo nasceu em Montevidéu, Uruguai. É regente orquestral e coral, pianista, compositor e arranjador. Também estudou contrabaixo no Conservatório Fálleri-Balzo, de Montevidéu. Foi bolsista da OEA e do Conselho Interamericano de Música (CIDEM) na Venezuela, onde se especializou em Regência Orquestral e é Licenciado em Música pelo Centro Metodista Universitário, IPA de Porto Alegre, Brasil. Cursando Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.


Suas composições e arranjos integram o repertório de grupos vocais e coros da América e da Europa. Tem regido e ministrado cursos de regência coral, arranjos musicais, coro de música popular e dinâmicas para cantar em grupo, em cidades da Alemanha, Argentina, Brasil, EEUU, Equador, Espanha, Finlândia, França, Itália, México, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela.


É Regente e Diretor Artístico do grupo Expresso 25 de Porto Alegre, RS, Brasil, desde 1996. Rege, ainda, o Grupo Sem Contraindicação em Porto Alegre e o Coro Tramontina em Farroupilha, RS.


Ganhou o “Prêmio Açorianos de Música 2004” como melhor intérprete de MPB, pelo CD Expresso 25 – MPB Vocal, com os seus arranjos e regência e Prêmio Açorianos de Música 2016 com sua comédia musical “As tias do Vinícius”, na categoria “Melhor espetáculo do ano”.


Seu trabalho estético atraiu, para realização conjunta, Guinga, Hermeto Pascoal, Celso Viáfora e Ivan Lins, até este momento.


Sua obra “Tudo se imagina” (SSATB) foi publicada pela editora estadunidense Kjos.


Ganhador do 2nd. Prize in The International Choral Composition Competition 2018, VocalEspoo Festival, Finlândia, com sua obra “Pasajes”, para dois coros a capella.


Regeu em 2019, o Coro Nacional del SODRE em Montevidéu, num concerto especial, na Sala “Eduardo Fabini”, do Auditório Adela Reta.


Contatos: Fone/whats 98182.3536 e pablo.trindade.roballo@gmail.com





Posts recentes

Ver tudo

Schlaraffia Porta Alegrensis

Descreve-se Schlaraffia como uma associação de homens que se dedicam aos assuntos da Arte, da Amizade e do Humor, excluindo-se qualquer abordagem de política, negócios e religião. A Schlaraffia foi f

bottom of page