GRATUITO;
EVENTO ONLINE;
Aula Inaugural de Alemão - Mês da Imigração Alemã – 15 jul, 15h
Por ocasião dos festejos do Mês da Imigração Alemã, o Centro Cultural 25 de Julho dará início, dia 15 de julho, às 15 horas, ao ensino do idioma alemão, que será, inicialmente, ministrado virtualmente.
A aula inaugural será gratuita e dará noções sobre a dinâmica do curso a ser oferecido. Destina-se a todos os interessados, de crianças a adultos, que, posteriormente, serão organizadas por nível de conhecimento, faixas de idade, etc. As inscrições para o dia 15 podem ser feitas pelo link https://forms.gle/7DBqru1bEeymFCEv9.
O novo curso faz uma retomada do ensino do idioma alemão no 25, através de parceria firmada com a SK Idiomas e Intercâmbios, de São Leopoldo.
A Profª Helizângela Thiesen Maciel tem formação em Língua Portuguesa, Alemão, Inclusão Social(especializada na área), Educação Infantil e Séries Iniciais, tendo aperfeiçoado o idioma alemão através de intercâmbio realizado na Alemanha.
Conheça mais sobre a SK Idiomas no arquivo inserido no site do Centro Cultural.
1824: Como os alemães vieram parar no Brasil | 22 jul 21, às 20h
Em 1824, o historiador e escritor Rodrigo Trespach narra a chegada dos imigrantes de língua alemã ao Brasil e a formação das primeiras colônias no século XIX. O livro mostra como os alemães participaram da instalação das nossas primeiras colônias agrícolas, do surgimento da igreja protestante brasileira e até mesmo de um plano para assassinar d. Pedro I. Por meio de documentos e diários de viagem, Trespach insere uma vasta pesquisa histórica numa envolvente narrativa que conta uma história fascinante e pouco conhecida sobre a formação do Brasil.
Em agosto de 1822, José Bonifácio, o principal conselheiro político de d. Pedro I, entregou instruções secretas ao médico Anton von Schaeffer – amigo de d. Leopoldina, a futura imperatriz do Brasil – e o enviou à Europa com a missão de visitar as principais cortes alemãs, angariar apoio à causa brasileira e pedir que mandassem para os trópicos, o mais breve possível, colonos e, principalmente, soldados alemães para a guerra da independência brasileira, que se aproximava. Dois anos depois, eles começaram a chegar. O idealismo de Bonifácio e o pragmatismo de Schaeffer iriam modificar completamente a maneira como o Brasil havia tratado os projetos de colônias até então.
1824 é uma publicação da Leya Brasil.
A palestra de Rodrigo Trespach acontecerá dia 22 de julho, às 20h pelo youtube do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, integrando os eventos do Mês da Imigração Alemã e os 70 Anos do Centro Cultural 25 de Julho.
Sobre o autor
Rodrigo Trespach nasceu em 1978, em Osório, Litoral Norte gaúcho. É casado e pai de dois filhos. Com formação em História e mais de duas décadas de experiência como pesquisador e genealogista, Trespach é colaborador do Instituto de História Regional da Universidade de Mainz, na Alemanha, e autor de treze livros – entre eles, O Lavrador e o Sapateiro (2013), Quatro Dias em Abril (2016), os quatro livros da coleção Histórias não (ou mal) contadas (2017-18), 1824 (2019) e Personagens do Terceiro Reich (2020).
Trespach, que é autor de editoras como HarperCollins Brasil e Leya Brasil, também é autor de artigos e reportagens para jornais e revistas brasileiras e internacionais: Zero Hora, National Geographic Brasil, História Viva, História da Biblioteca Nacional, Aventuras na História, Tópicos, da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft, BBC History Brasil e Leituras da História, entre outras.