top of page

Obra Comentada - Leila Pinheiro e Antonio Adolfo

O encontro virtual acontece no dia 20 de agosto, às 16h



Na 23ª edição do projeto Obra Comentada, em versão online, o Centro Cultural 25 de Julho recebe os músicos Leila Pinheiro e Antonio Adolfo para um bate-papo sobre o CD “Vamos partir pro mundo”. O encontro ocorre no dia 20 de agosto (sábado), às 16 horas, através da página do Youtube “OBRAS COMENTADAS – FELIPE ANTUNES” (https://www.youtube.com/user/feantrio), coordenador e mediador do projeto.


Na década de 1960 o pianista carioca Antonio Adolfo encontrou em Tibério Gaspar sua grande parceria para compor. Juntos, os músicos escreveram mais de 50 canções e emplacaram grandes sucessos.

Para revisitar esse universo, recriado e atualizado por novíssimos arranjos, Antonio se juntou a uma das intérpretes de maior prestígio da música brasileira, Leila Pinheiro, no álbum “Vamos Partir Pro Mundo – A Música de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar”. O álbum foi lançado pela gravadora DECK em abril de 2020, em todas as plataformas digitais.


Diretor musical e arranjador deste trabalho, Antonio escolheu as canções que pareciam mais atuais e, através das novas versões, trouxe a elas um frescor. “Para mim era como se fossem músicas novas, uma vez que não havia gravações recentes. Foi um presente mergulhar nessa obra maravilhosa”, diz Leila.


Leila Pinheiro é intérprete, compositora e pianista. Lançou mais de 19 discos em 41 anos de carreira. Logo em seu álbum de estreia, “Leila Pinheiro” (Independente/1983), a paraense contou com a participação de Tom Jobim, Ivan Lins, Francis Hime e João Donato. Com Roberto Menescal, trouxe de volta a bossa nova para as rádios e palcos do Brasil e do Japão, ganhando disco de ouro com o CD “Bênção Bossa Nova” (Polygram/1989). César Camargo Mariano produziu “Coisas do Brasil” (Polygram/1993), premiado também com a mesma certificação. Leila assinou a produção de um CD já histórico — “Catavento e Girassol” (EMI-Odeon/1997) — todo com parcerias do violonista e compositor Guinga com Aldir Blanc. Como compositora, Leila assina parcerias com o líder da Legião Urbana Renato Russo (“Hoje”) e com Zélia Duncan (“Todas As Coisas Valem”), dentre outras.


Antonio Adolfo desenvolveu sua carreira, a partir de 1963, com seu Trio 3D, no musical “Pobre menina rica”, de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Shows no Beco das Garrafas, com Leny Andrade e Wilson Simonal, Festivais da Canção, com seu grupo Brazuca, participou do grupo que acompanhou Elis Regina em tournées pela Europa, discos solo que viraram parte da história da música brasileira, como o seu LP “Feito em casa”, produzido e distribuído de forma independente. Shows e apresentações no Brasil e Exterior. Antonio Adolfo criou há 35 anos seu Centro Musical e recentemente retomou sua carreira solo com grande sucesso no Exterior, tendo obtido cinco indicações para o Latin Grammy e para o Grammy.


SERVIÇO Obra Comentada – VAMOS PARTIR PRO MUNDO Convidados: Leila Pinheiro e Antonio Adolfo Quando: dia 20 de agosto | Sábado | 16h Onde: https://www.youtube.com/user/feantrio

Coordenação do evento e mediação: Felipe Antunes

Realização: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e Kreativ Produções Culturais

bottom of page