top of page

Obra Comentada - O Anel

EVENTO ONLINE

GRATUITO



O Centro Cultural 25 de Julho, nos seus 70 anos de atividade, apresenta a décima primeira edição do projeto Obra Comentada, em versão online, apresentando os músicos JOSÉ MIGUEL WISNIK e ALAÍDE COSTA para conversarem sobre o lançamento do álbum O ANEL, como parte da comemoração dos 85 anos de Alaíde. O evento ocorrerá dia 19 de junho, às 16 horas, através da página do Youtube “OBRAS COMENTADAS – FELIPE ANTUNES”, link https://www.youtube.com/user/feantrio.


Proposta por Felipe Lacerda Antunes, coordenador e mediador do projeto, a parceria com o Centro Cultural 25 de Julho foi iniciada em plena quarentena. Felipe, que já acumula outros projetos similares na Rádio TCE-RS e em outros espaços culturais, provoca o diálogo sobre a obra selecionada através de entrevista com o artista.


Alaíde Costa iniciou sua carreira profissional como crooner do dancing Avenida, no Rio de Janeiro. Em 1959, levada por João Gilberto, entrou em contato com os compositores da bossa nova e gravou seu primeiro LP, "Gosto de você". No ano seguinte, lançou o LP "Alaíde canta suavemente" e começou a apresentar-se nos shows de bossa nova. Casou-se e foi morar em São Paulo. Entre as novas gravações e apresentações, realizou um recital de canções renascentistas no Theatro Municipal de São Paulo, intitulado "Alaíde alaúde", com o maestro Diogo Pacheco. Ficou um período sem gravar, participou das quatro edições do Festival da Tupi, entre os anos de 1968 e 1971 e no ano seguinte, gravou em dueto com Milton Nascimento a faixa "Me deixa em paz" (Airton Amorim e Monsueto), incluída no LP "Clube da Esquina". Nesta trajetória de mais de 60 anos de carreira, também gravou com Johnny Alf, Lúcio Alves, Tom Jobim, Paulinho da Viola, Ivan Lins e Egberto Gismonti, entre outros. Em 2014, finalmente, realizou o seu sonho de gravar um disco autoral. "Canções de Alaíde" foi lançado pelo selo "Nova Estação" e produzido por Thiago Marques Luiz.


José Miguel Wisnik é músico, escritor e professor. Lançou cinco CDs. Fez música para cinema, teatro e dança, com destaque para as quatro trilhas que compôs para o Grupo Corpo: Nazareth, Parabelo (com Tom Zé), Onqotô (com Caetano Veloso) e Sem mim (em parceria com Carlos Núñez). Tem canções interpretadas por Elza Soares, Maria Bethânia, Gal Costa, Zizi Possi, Ná Ozzetti, Jussara Silveira, Monica Salmaso, Eveline Hecker e parcerias com Chico Buarque, Caetano Veloso, Tom Zé, Guinga, Luiz Tatit, Alice Ruiz, Marcelo Jeneci. Entre seus livros publicados encontram-se O som e o sentido – Uma outra história das músicas, Sem receita – Ensaios e canções, Machado maxixe – O caso Pestana, Veneno remédio – o futebol e o Brasil e o recente Maquinação do mundo – Drummond e a mineração, vencedor do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2019. Em 2020 lançou o primeiro single/videoclipe "A terra plana" do próximo disco inédito que está por vir.


Desejamos a todos que curtam o evento e que estejam sempre atentos aos cuidados com sua saúde.



Para colaborar com os artistas convidados desta edição convidamos o público a contribuir com valor espontâneo na conta do Centro Cultural 25 de Julho - Caixa Federal – 104, Agência 1591, Conta 291-9, Operação 003, CNPJ 92911270/0001-72 / PIX secretaria@25brasil.com.br. O valor arrecadado será repassado integralmente.


Serviço:

O que: Obra Comentada – O ANEL

Quem: JOSÉ MIGUEL WISNIK e ALAÍDE COSTA

Quando: dia 19 de junho, às 16h

Coordenação do evento e mediação: Felipe Antunes

Realização: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e Kreativ Produções Culturais

Contato: feant76@gmail.com – 51 99912-9975

Apoio: FM Cultura

bottom of page