top of page

Obra Comentada - Senhora das Folhas - Áurea Martins




O Centro Cultural 25 de Julho apresenta a vigésima sexta edição do projeto Obra Comentada, em versão online, apresentando os músicos ÁUREA MARTINS, LUI COIMBRA e a diretora artística RENATA GRECCO para conversarem sobre o o álbum “Senhora das Folhas”. O evento ocorrerá dia 19 de novembro, às 16 horas, através da página do Youtube “OBRAS COMENTADAS – FELIPE ANTUNES”, link https://www.youtube.com/user/feantrio.


Proposta por Felipe Lacerda Antunes, coordenador e mediador do projeto, a parceria com o Centro Cultural 25 de Julho foi iniciada em plena quarentena. Felipe, que já acumula outros projetos similares na Rádio TCE-RS e em outros espaços culturais, provoca o diálogo sobre a obra selecionada através de entrevista com o artista.


ÁUREA MARTINS é uma artista diamantífera, única. Nascida para a música no contexto da bossa-nova, uma das únicas cantoras negras da cena, com mais de 50 anos de shows, 9 discos solo, inúmeras participações em outros, Prêmio de Melhor Cantora no PMB 2009, um curta metragem sobre sua vida com mais de 21 prêmios (inclusive de melhor atriz), em 2022 Áurea comemora 82 anos como se debutasse, cheia de vigor e energia telúricos, lançando disco e fazendo lives ao lado de parceiros cinco décadas mais jovens. Áurea sabe que seu tempo de colher é hoje. Ela está vivíssima. E dando frutos.


Em SENHORA DAS FOLHAS (Biscoito Fino / Natura Musical), ÁUREA MARTINS encarna o feminino curador em canções que homenageiam as rezadeiras, curandeiras e benzedeiras do Brasil, mulheres-matriz fundamentais no esgarçado tecido social deste país profundo. No repertório, Incelenças do sertão de Minas Gerais e bendito medieval ganham roupagem luxuosa e camerística que une viola caipira, violoncelo e viola da gamba e se unem a canções ultrajovens como “A Rezadeira” do rapper Projota e “Ponto das Caboclas de Camila Costa”, a um canto do povo Parakanã e um poema da etnia Macuxi, sambas do Recôncavo e do Rio de Janeiro, compondo um disco surpreendente e contemporâneo, reverente e iconoclasta, que tece como num bordado o diálogo entre os imaginários urbano e rural do país. Unindo os vários Brasis e as duas pontas da vida, Áurea visita sua ancestralidade e ganha o terreiro do qual é rainha por herança e direito: o solo fértil das miscigenações afroíndigenas, caboclo-encantadas, orixás-pajé, recebendo de braços abertos o novo. O disco faz contato com a nossa essência formativa e ilumina o lugar da mulher como protagonista e guardiã dos saberes deste país diverso. Estabelecendo a possibilidade real de elevar a potência do seu alcance na cena nacional, para ser universal, Áurea fala da sua aldeia.


Desejamos a todos que curtam o evento e que estejam sempre atentos aos cuidados com sua saúde.



Quem quiser colaborar com a produção do Obras Comentadas pode participar do clube de assinaturas do canal. Os assinantes que contribuírem com valor superior a R$ 50 receberão como recompensa a participação em encontros mensais com Felipe Antunes sobre a história da MPB. Os interessados podem contribuir pelo site https://benfeitoria.com/projeto/obracomentada.



Serviço:

O que: Obra Comentada – SENHORA DAS FOLHAS

Quem: Áurea Martins, Lui Coimbra e Renata Grecco

Quando: dia 19 de novembro, às 16 h

Coordenação do evento e mediação: Felipe Antunes

Realização: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e Kreativ Produções Culturais

Contato: feant76@gmail.com – 51 99912-9975

Apoio: FM Cultura

Comments


bottom of page