top of page

Obra Comentada - Suíte Maria Bonita e Outras Veredas


O Centro Cultural 25 de Julho, nos seus 70 anos de atividade, apresenta a décima quinta edição do projeto Obra Comentada, em versão online, apresentando os músicos LEANDRO MAIA e ANDRÉ MEHMARI para conversarem sobre o o CD “Maria Bonita e Outras Veredas”. O evento ocorrerá dia 20 de novembro, às 16 horas, através da página do Youtube “OBRAS COMENTADAS – FELIPE ANTUNES”, link https://www.youtube.com/user/feantrio.


Proposta por Felipe Lacerda Antunes, coordenador e mediador do projeto, a parceria com o Centro Cultural 25 de Julho foi iniciada em plena quarentena. Felipe, que já acumula outros projetos similares na Rádio TCE-RS e em outros espaços culturais, provoca o diálogo sobre a obra selecionada através de entrevista com o artista.


LEANDRO MAIA é cantor, compositor e regente coral. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), junto aos cursos de Bacharelado em Música. Doutor em Música/Songwriting na Bath Spa University/Reino Unido, Mestre em Literatura Brasileira (UFRGS), Especialista em Letras (Unirriter) e Licenciado em Música (UFRGS). Prêmio Ibermúsicas de Composición de Canción Popular. Ao todo, possui 05 Prêmios Açorianos: Grupo MPB (1999 e 200), Revelação (2009), Disco Infantil (2012), e Intérprete (2016). Recebeu também o Troféu RBS Cultura pelo Cd-Livro “Palavreio”, considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008 pela imprensa gaúcha. Leandro iniciou a carreira como violonista, cantor, arranjador e compositor do quinteto de música popular de câmara “Café Acústico” (1998 a 2001), com o qual recebeu os dois prêmios Açorianos já mencionados, além de vencer a segunda edição do Festival de Música de Porto Alegre (1999).


ANDRÉ MEHMARI é pianista, arranjador e compositor. Considerado pela crítica “um artista singular de imaginação vibrante e generosa”, Mehmari teve seus primeiros contatos com a música através de sua mãe já em Ribeirão Preto-SP. Mudou-se para São Paulo em 1995, com seu ingresso no curso de piano da ECA-USP. Compositor prolífico e requisitado, apontado como um dos mais originais e completos músicos brasileiros de sua geração e premiado tanto na área erudita quanto popular, teve suas composições e arranjos tocados por muitos grupos orquestrais e de câmara, entre eles OSESP, OSB, Filarmonica de Minas Gerais, Miami Symphony, Orchestre de Normandie, Quarteto da Cidade de São Paulo e Quinteto Villa-Lobos. Recentes trabalhos incluem obras para o violoncelista Antônio Meneses e a trilha sonora da primeira série brasileira produzida para a plataforma Netflix. Além de uma vasta e premiada discografia, Mehmari possui uma ativa carreira internacional como solista e criou duos expressivos com músicos como Antonio Meneses, Mário Laginha, Gabriele Mirabassi, Antonio Loureiro, Danilo Brito, Maria João, Hamilton de Holanda, Marilia Vargas, Ná Ozzetti , Maria Bethânia e Mônica Salmaso.


“Suíte Maria Bonita e Outras Veredas” foi gravado com recursos do Prêmio Funarte de Música Brasileira, concedido pelo Ministério da Cultura. Considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2014 em eleição realizada pelo Jornal Zero Hora entre críticos musicais de todo o país. Tendo como epicentro a parceria com André Mehmari, Leandro Maia propõe em seu terceiro trabalho autoral o aprofundamento de sua atuação como letrista e seu refinamento como cantor. O trabalho apresenta intenso diálogo com a literatura histórica e de ficção, através da tematização do protagonismo das personagens femininas: Maria Bonita, Dulcinéia, Bibiana Terra, Teiniaguá, Diadorim e Molly Bloom marcam a leitura e pesquisa de Leandro sobre autores como Cervantes, Verissimo, James Joyce, Simões Lopes Neto e Guimarães Rosa.

Desejamos a todos que curtam o evento e que estejam sempre atentos aos cuidados com sua saúde.



Para colaborar na produção deste projeto convidamos o público a contribuir com valor espontâneo na conta do Centro Cultural 25 de Julho - Caixa Federal – 104, Agência 1591, Conta 291-9, Operação 003, CNPJ 92911270/0001-72 / PIX secretaria@25brasil.com.br. O valor arrecadado será repassado integralmente.


Serviço:

O que: Obra Comentada – SUÍTE MARIA BONITA E OUTRAS VEREDAS

Quem: Leandro Maia e André Mehmari

Quando: dia 20 de novembro, às 16h

Coordenação do evento e mediação: Felipe Antunes

Realização: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e Kreativ Produções Culturais

Contato: feant76@gmail.com – 51 99912-9975

Apoio: FM Cultura

bottom of page