Queridos visitantes, sejam muito bem-vindos à exposição virtual com que comemoramos os nossos 70 Anos de existência!
Preciso dizer, de início, como atual gestora do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, que é muito bom poder contar, num momento tão significativo, com uma historiadora e pesquisadora bem perto de nós, com quem a linguagem flui, que se empolga com os fatos e que se emociona ao descobrir as peculiaridades das pessoas que nos antecederam e seus feitos.
Angélica Bersch Boff não cresceu dentro do 25, mas tios, sim, e isso sempre lhe deu um sentido da grande família de que fazemos parte.
Seu trabalho competente e minucioso, no tempo insuficiente que lhe foi disponibilizado, foi realizado sem ressalvas a fazer e nos deixa agradecidos e orgulhosos. Muito obrigada, Angélica!
Eu sim, cresci dentro deste Centro Cultural, que nasceu essencialmente cultural, transitou com características de clube pelo social, com lindas piscinas, que deram muita alegria para nós e nossos filhos e cancha de esportes e que, finalmente, retorna às suas raízes de centro de cultura, por razões que cada tempo determina.
Percebam, caros visitantes, que ao transitar por estas páginas de história que falam do passado, tudo o que se tem para contar tem relação com o presente e com o nosso muito desejado futuro.
À flor da pele, a nossa missão: Desenvolver pessoas através das artes e da cultura teuto-brasileira nos move com entusiasmo para integrar as próximas gerações.
Enfim, registro aqui, também o difícil momento em que estamos de portas fechadas em virtude da pandemia do corona vírus, que já levou a vida de mais 550 mil brasileiros para os quais prestamos sentida homenagem. Um longo período de 18 meses, até este agosto de 2021, em que inventamos e reinventamos atividades, no formato virtual, para nos mantermos ligados ao nosso público.
Esperamos que gostem deste lindo trabalho!
Susana Fröhlich
Presidente
Que bom relembrar esse lugar que foi tão presente na minha infância e adolescência. Fiz parte do coral e meu irmão tocava violino. Jogavamos volei . E a piscina era o divertimento garantido no verão. E ainda tinham os bailes com muita comida típica alemã. Saudade desse tempo.