top of page

*Laboratório Upa! Jovem

com Juliana Figueiredo e Federico Trindade | dos 15 aos 24 anos


O Upa! Jovem é o nosso coro jovem! É aberto para qualquer pessoa interessada, com ou sem experiência em canto, que tenha entre 15 e 24 anos.

Aqui, a gente realiza um trabalho pedagógico e artístico baseado em repertório, percussão corporal, improvisação e “Circle Songs”, VOPA (Vocal Painting), expressão e consciência corporal, jogos musicais e apreciação musical.

O intuito é explorar o uso natural e consciente do corpo, por meio da compreensão individual e grupal sobre a voz, o ouvido harmônico, a percepção espacial e corporal, as diferentes possibilidades de timbres, intensidade, emoção e potência; desenvolver a liderança sensível, orgânica e inteligente de cada cantor/a; buscar diferentes sonoridades e qualidades de som dentro de um grupo e criar a consciência da importância de utilizá-las ao fazer música em conjunto, além de desenvolver as habilidades de ritmo, afinação, “blend” e interpretação.

Aulas em formato de ensaio com Federico Trindade e Juliana Figueiredo.

Horário: sábados, das 15h às 17h

Faixa etária: coro jovem (dos 15 aos 24 anos)

Mensalidade: R$ 185,00

Contato:

Telefone/WhatsApp: (51) 99201-8621 (com Juliana)

Instagram: @projupa e @grupoupa_


Upa! Jovem em dezembro/2021 | Foto por Rafa Costa


Foto por Bruno Koch

Federico Trindade

Graduado pela UFRGS em Regência Coral e mestre em “Music, Music Education, Rhythmic Vocal Leadership” pela Royal Academy of Music of Denmark (RAMA). É atualmente o único representante da RAMA na América Latina.

Atua, há 18 anos, como regente, professor, percussionista, cantor, compositor e arranjador.

Ministra oficinas de música coral e de percussão corporal, cursos de improviso em grupo e de desenvolvimento de liderança musical, tendo sido convidado para realizá-las em diferentes cidades do Brasil, Uruguai, México, Alemanha, Espanha, Dinamarca e Inglaterra. Ministrou cursos de extensão em lideranças musicais alternativas na Universidade de Caxias do Sul (UCS/Caxias do Sul, RS).

Regente-fundador do Grupo UPA! (POA, RS), regente do Coral Juvenil do Colégio Teutônia (Teutônia, RS), regente do Movimento Coral e Instrumental Feevale (Universidade Feevale/Novo Hamburgo, RS), o Federico é o diretor artístico do ProjUpa! e trabalha, com a Juliana Figueiredo, no Upa! Jovem, no Upa!Lab e no Laboratório de Percussão Corporal para Canto Coral.



Foto por Rafa Costa

Juliana Figueiredo

Produtora cultural, advogada e estudante de Psicologia. Participou de grupos instrumentais, de teatro e de dança. Integrou o grupo Expresso 25 de 2015 a 2018. Estudou piano, bateria, ballet, dança contemporânea e técnica vocal. Produz o projeto cultural voltado para escolas vizinhas do Centro Cultural 25 de Julho, Gira-Arte. Integrante e coordenadora do Grupo UPA! desde 2016.

Coordenadora do ProjUpa!, a Juliana trabalha, junto com o Federico, nas aulas do Upa! Jovem, do Upa!Lab e do Laboratório de Percussão Corporal para Canto Coral.

bottom of page