Upa!Lab


O Upa!Lab é nosso coro adulto, para qualquer pessoa interessada, com ou sem experiência em canto, a partir dos 25 anos (até o infinito)!


Aqui, a proposta é dar seguimento ao trabalho desenvolvido pelo Upa! Jovem (e antes pelo Upita!Musicalização e Upita!), assim como receber adultos que tenham vontade de cantar em grupo, mesmo sem experiência anterior.


O trabalho pedagógico e artístico realizado é baseado em repertório (MPB, música popular latinoamericana, world music, entre outros estilos), percussão corporal, improvisação e “Circle Songs”, VOPA (Vocal Painting), expressão e consciência corporal, jogos musicais e apreciação musical.

Sextas-feiras, das 19h às 20h30

Mensalidade: R$ 150,00

Para qualquer pessoa interessada, a partir dos 25 anos

Contato: 51 992018621 (Juliana)



Foto por Bruno Koch

Federico Trindade

Graduado pela UFRGS em Regência Coral e mestre em “Music, Music Education, Rhythmic Vocal Leadership” pela Royal Academy of Music of Denmark (RAMA). É atualmente o único representante da RAMA na América Latina.


Atua, há 18 anos, como regente, professor, percussionista, cantor, compositor e arranjador. Ministra oficinas de música coral e de percussão corporal, cursos de improviso em grupo e de desenvolvimento de liderança musical, tendo sido convidado para realizá-las em diferentes cidades do Brasil, Uruguai, México, Alemanha, Espanha, Dinamarca e Inglaterra. Ministrou cursos de extensão em lideranças musicais alternativas na Universidade de Caxias do Sul (UCS/Caxias do Sul, RS).


Regente-fundador do Grupo UPA! (POA, RS), regente do Coral Juvenil do Colégio Teutônia (Teutônia, RS), regente do Movimento Coral e Instrumental Feevale (Universidade Feevale/Novo Hamburgo, RS), o Federico é o diretor artístico do ProjUpa! e trabalha, com a Juliana Figueiredo, no Upa! Jovem e no Upa!Lab e, com a Juliana e com a Rafaela Caporale, no Laboratório de Percussão Corporal para Canto Coral.


Foto por Rafa Costa

Juliana Figueiredo

Produtora cultural, advogada e estudante de Psicologia. Participou de grupos instrumentais, de teatro e de dança. Integrou o grupo Expresso 25 de 2015 a 2018. Estudou piano, bateria, ballet, dança contemporânea e técnica vocal. Produz o projeto cultural voltado para escolas vizinhas do Centro Cultural 25 de Julho, Gira-Arte.


Integrante e coordenadora do Grupo UPA! desde 2016.

Coordenadora do ProjUpa!, a Juliana trabalha, junto com o Federico, nas aulas do Upa! Jovem e do Upa!Lab e, junto com ele e com a Rafaela Caporale, nas aulas do Laboratório de Percussão Corporal para Canto Coral.